Herberto Manuel de Miranda – O Fundador da U.I.T.I.
A Criação desta Instituição
A FUNDAÇÃO CELESTE E HERBERTO DE MIRANDA é uma Fundação privada de direito privado, que foi instituída em 18 de Abril de 1986 pelo Sr. Engº. Herberto Manuel de Miranda e por sua mulher D. Celeste Soares de Miranda, através de Escritura Pública celebrada no 21º. Cartório Notarial de Lisboa.
Foi reconhecida por despacho do Secretário de Estado da Administração Interna de 5/12/1994, publicado no DR, II Série, nº. 302, de 31/12/1994.
A instituição da Fundação destinou-se essencialmente a corporizar e institucionalizar o apoio à Terceira Idade a que o casal dos Fundadores se vinha dedicando desde os anos 70, através da idealização e criação da Universidade Internacional para Terceira Idade (UITI).
A UITI está reconhecida pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº. 923/84, de 17 de Dezembro de 1984, publicada no DR, I Série, nº. 290, e é uma instituição pioneira a nível mundial das chamadas universidades séniores, que chegou a ter o estatuto de ONG das Nações Unidas, cujo projecto a instituição da Fundação pretendia assegurar continuidade.
Tal projecto inovador e visionário pretendeu contribuir para evitar o isolamento e promover a inserção social da Terceira Idade, criando, no centro de Lisboa, espaços culturais de convívio, aprendizagem, dinamização cultural e ocupação de tempos livres, destinados primordialmente a reformados.
O projecto da UITI, delineado há quase 40 anos pelos seus Fundadores, continua vivo e é, aliás, cada vez mais actual, como projecto de melhoria da qualidade de vida da Terceira Idade na cidade de Lisboa.
Pessoas importantes na vida da U.I.T.I.
Aida Nunes Nazaré
Dr. Eduino Borges Garcia
General Firmino Miguel
Dr.ª Halina Szewarc
Padre Lebrete
Professor Dr. Pierre Vellas
Professor Roger Bernier
Dr.ª Susana Ghioldi
E muitos dos mais de 10 000 professores e alunos que têm frequentado a U.I.T.I.