“O Mestre”
A sua juventude desenvolveu-se entre Lisboa e Caldas da Rainha. Sempre manifestou um forte poder de comunicação. Alegre e atraente, ainda na juventude, manifesta a sua vocação para o trabalho e comunicação social. Iniciou a publicação da “Corneta do Diabo”, jornal manuscrito, que lia e distribuía pelos colegas, ainda nos primeiros anos do Curso Comercial, com a idade de 12 aos 14 anos.
Cursou o Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. tirando todos os cursos: Finanças, Economia, Aduaneiras e Diplomáticas. E se mais houvera mais tiraria.
Viajar era o seu grande sonho, o que levou os colegas a dedicar-lhe caricaturas e poesias, envolvendo a sua alegria e boa disposição em viagens pelo “Universo”.
A Celeste era alegre, bem disposta, encarando de frente a adversidade, sempre que as circunstâncias a levavam à luta.
Mestre Ilídio Carrapeto
Fotografias: © Miguel S. Cardoso
É um excelente mestre e um dos professor mais antigos da UITI… todos são unanimes em afirmar que o Mestre sabe o que está a ensinar, para além de ser uma excelente pessoa tem uma força e determinação que lhe são patentes.
Das mãos de Ilídio Carapeto saem autênticas obras de arte, finamente talhadas em madeira e outros materiais. A minúcia com que reproduz os mais pequenos pormenores dos modelos de embarcações que constrói é tão notável, como a forma como se entrega ao estudo e pesquisa da história da navegação, com o fim de obter os dados técnicos que credibilizam as suas réplicas.
O artesão foi distinguido com o Diploma de Mestre de Arte em Madeira, Escultura, Talha e Miniaturas de Embarcações. Graças à sua “Colecção de Pirogas do Mundo”, considerada única pelos entendidos, tendo ainda sido agraciado, em 2009, com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais.”